WALLETS

Conta Bancária (Reais): PIX CPF: 067.704.479-83 Lucas Sebben Xavier - Banco: Caixa Econômica Federal / Conta Bancária (Reais): PIX CNPJ: 35.495.141/0001-07 Xavier Gestão de Capital LTDA - Banco - C6 S.A. / Bitcoin wallet: bc1quxf7ewpwry7w5lg2upfxgahus5f5yrt2uu7d34

domingo, 8 de janeiro de 2023

- COMEÇANDO A SEMANA 28/11/2022

 28/11/2022


Começando a semana:

Dotcom2.0 Bubble / Crypto Bubble -  

Parte IV:

Vamos para quarta parte desse artigo, continuando o tema "Dotcom2.0 Bubble".

O fim das "Big Tech"!?

Após faturarem muito alto em 2020 com o afastamento social e o mergulho da sociedade no mundo digital, as empresas de tecnologia do Vale do Silício encontraram um grande desafio pela frente. Aumentos nas taxas de juros, inflação nas máximas de 40 anos e queda na demanda estão atingindo empresas de tecnologia que se beneficiaram de dois anos de crescimento impulsionado pela pandemia, que viu as empresas ultrapassarem a marca de US$ 2 trilhões em capitalização de mercado.

Uma transição do modo de vida offline/online e a Re/Evolução da Web2.0 para Web3.0, trouxe uma implosão dramática para Meta, um desastre nuclear ao Twitter, seguido da perda de credibilidade da Tesla, e a importante revolta trabalhista contra a Amazon, assim como, o cancelamento em massa da Netflix.  

Amazon, Alphabet, Microsoft, Meta, Netflix, Tesla e Apple assistiram um colapso na suas ações e lucros, em algumas delas expressivamente. Muitos cortaram seu quadro de colaboradores tentando estancar a sangria, pelo menos 120.000 trabalhadores de tecnologia perderam seus empregos em 2022. 

Algumas das empresas mais poderosas, lucrativas e expansivas da história da humanidade, associadas, a inovações e tecnologia de amplo alcance, estão estagnadas. Um modelo de negócio que se limitou a copiar e/ou comprar seus concorrentes menores para continuar com a maior parte da fatia do mercado, parece ter chegado ao fim.


Tudo começou com o controle de dados na União Europeia em 2018, e investigações da participação do Facebook na venda ilegal de dados. Esses dados foram vendidos para empresas associadas a governos em vários continentes ao redor do mundo, com a intenção de moldar a sociedade com um modelo de Marketing perverso. Tentaram trocar de nome, de Facebook para Meta, e criar um novo modelo de negócio, acabou piorando a situação e deu início a decadência da rede social. 

"The EDPB is an independent European body with legal personality that contributes to the consistent application of data protection rules throughout the European Union and promotes cooperation between supervisory authorities. The EDPB is composed of the heads of the Supervisory Authorities (SA) and the European Data Protection Supervisor (EDPS) or their representatives. Instead of answering specific, individual requests, the EDPB issues general guidance. On 25 May 2018"

Segue a linha, matéria no site European Data Protection Boardhttps://edpb.europa.eu/about-edpb/about-edpb/who-we-are_pt

Com a postura agressiva do Federal Reserve em relação a política monetária, que levou a uma mudança estrutural de ações voltadas para o crescimento para ações voltadas para o valor. 

Para explicar melhor essa análise, a compra de ações representam valor futuro e a venda valor presente, com o aumento das taxa de juros pelo Banco Central norte-americano a dívida futura fica cada vez mais alta, reduzindo o lucro futuro das empresas consequentemente reduzindo o valor das ações. Diferente de empresas com pouca dívida e que dependem pouco do crescimento de mercado para multiplicar os lucros.     

Entre as "Big Tech" sete ações se destacam, elas atingiram o pico no final de 2021 e desde então, estão em declínio, cada uma perdendo bilhões em capitalização de mercado em 2022. Essas ações arrastaram para baixo seus respectivos setores, a Apple Inc. sendo a única exceção, pois teve um desempenho em linear com o setor de tecnologia da informação e foi resiliente em comparação com seus pares de "Big Tech".

As "Big Tech" empresas maduras que atingiram seu pico de crescimento seus negócios principais não tem mais espaço para crescer nem ganhar mercado, e nenhum deles parece ter novos negócios gigantes surgindo.

Agora elas estão tentando entrar no mercado de pagamentos digitais, Web3, inteligência artificial, robótica, Blockchain & Criptografia e o Metaverso, para tentar aumentar suas receitas e manter o crescimento.

O risco é abandonarem seus negócios principais e perderem ainda mais capitalização de mercado, clientes, consequentemente reduzindo seus lucros. Sem falar que, nesse novo jogo tem outros "players" mais preparados e focados em um só negócio sem pulverizar seu capital tentando achar um novo modelo de negócio e manter o antigo. 

"Dotcom2.0 Bubble" só está começando, ainda vamos presenciar uma grande queda no setor de tecnologia representado pela Nasdaq.

Watch the signs, go with the flow and take the money!

Nenhum comentário:

Postar um comentário