

A temporada de balanços ou relatórios trimestrais correspondem aos meses do ano que cada empresa apresenta seus lucros ou prejuízos do trimestre anterior.
A temporada de relatórios normalmente acontece após o final de cada trimestre fiscal.
Isso significa que os relatórios são apresentado ao público nos meses de janeiro, abril, julho e outubro, fechando os 4T do ano fiscal.
Nos relatórios as empresas normalmente colocam lucro líquido, vendas líquidas, dados que compõem balanço patrimonial, como dívida líquida e outros. Os investidores usam os relatórios das empresas para analisar a saúde financeira e a direção que a empresa está tomando como projetos futuros, investimentos e alocação de capital nas operações.
Esses fatores são muito importantes para tomada de decisão, levando o investidor a decidir se compra a ação de determinada empresa ou se continua com ela em sua carteira.
Alavancagem:
Alavancagem a salvação e a ruína em uma única ferramenta poderosa, o que é alavancagem e como usá-la sem alto risco, empresas e investidores se perguntam e testam estratégias a todo momento.
A utilização de capital emprestado como fonte de financiamento para investir e expandir a base de ativos, assim gerando retorno sobre o capital de risco.
Sendo utilizado varias ferramentas para isso, instrumentos financeiros, capital emprestado, aporte de terceiros.
Possibilitando ter lucros maiores, caso não tenha um projeto bem estruturado com uma estratégia solida e eficaz as perdas são na mesma proporção.
Quando empresas tem alta emissão de dívidas, ela está trabalhando alavancada, no caso de investidores também tomam dívidas para investir e ter um retorno maior.
Mesmo com a maior bolsa norte-americana chegando ao topo novamente, semana passada entraram 1 milhão de pedidos de seguro desemprego, mesmo sendo bem menos ainda é 8x acima da média.

O que é "Earnings Season"?
Temporada de balanços:
O que é "Blockchain"?
O que é "Market Retraction"?
Retração de Mercado:
O que é "Call Option"?
O que é "Altcoin"?
O que é "Treasury Yields"?
O que é "Retail Sales"?
- +2.1% - 2017
- +2.3% - 2018
- +1.8% - 2019
- +1.2% - 2020
O que é Stock Market?
O que é "consumer spending"?
O que é "ESG"?
Environmental, social and corporate governance:
O que é "Central Bank Digital Currency (CBDC)"?
Moeda digital do Banco Central (CBDC):
A queda do Bitcoin, e a volta do controle monetário dos Bancos Centrais.
Em 18 de março, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, fez alguns comentários sobre as perspectivas do Federal Reserve sobre os CBDCs.
“O Federal Reserve também está fazendo sua parte para examinar o papel das novas tecnologias. Experimentos com Moedas Digitais do Banco Central (CBDCs) estão sendo conduzidos na Assembleia de Governadores, bem como esforços complementares pelo Federal Reserve Bank de Boston em colaboração com pesquisadores do MIT ”, disse Powell.
As Cryptomoedas não são regulamentadas nem centralizadas, uma moeda digital do banco central (CBDC), assim que os Bancos Centrais começarem a emitir suas próprias cryptomoedas elas vão ser regulamentadas pela autoridade monetária competente do país.
O que é "Support and Resistance"?
Suporte e Resistência:
- Suporte é um nível de preço em que uma tendência de baixa pode ser interrompida devido a uma concentração de demanda ou interesse de compra.
- Resistência é quando a medida que o preço dos ativos ou títulos sobe, a demanda pelas ações aumentam, uma força vendedora cria uma linha imaginária, surgem zonas de resistência devido ao interesse de venda ser mais forte que o de compra.
O que é "Globalization"?
Globalização:
O que é "Market Capitalization"?
Capitalização de Mercado:
- VM = Valor de Mercado
- QTA = Quantidade Total de Ação
- VPA = Valor por Ação
O que é "Sustainability"?
Sustentabilidade:
"ESG - Environmental, social and corporate governance:
O que é "exchange traded fund"?
Fundo negociado em bolsa:
ETF é um fundo negociado em bolsa, esse fundo funciona como título que rastreia um índice, setor, commoditie ou vários ativos, mas que pode ser comprado ou vendido em uma bolsa de valores da mesma forma que uma ação normal.
Ao contrário de um fundo mútuo cujo preço é apenas uma vez por dia, um ETF é negociado ao longo do dia e após o expediente. Um ETF pode ser estruturado para rastrear qualquer coisa, desde o preço de uma mercadoria individual até uma coleção grande e diversificada, ou cesta de títulos.
Os ETF's podem até ser estruturados para rastrear as estratégias de investimento específicas, como crescimento, valor, beta ou investimento em dividendos.
Um exemplo bem conhecido de ETF é o SPDR S&P 500 ETF (SPX), que rastreia o S&P 500 Index.
O que é "Commodity"?
Mercadoria ou Commoditie:
Uma mercadoria é um bem básico material/produto suscetível de venda e/ou compra, esse termo é usado para as matérias-primas.
As commodities são frequentemente usadas como insumos na produção de outros bens ou serviços. São usadas no comércio que é intercambiável com outros bens do mesmo tipo.
Quando são negociadas em bolsa, as commodities também devem atender a padrões mínimos especificados, também conhecidos como nota base.
Devido a pandemia do Covid-19 a escassez de oferta e a demanda insaciável por quase todas as
commodities tem impulsionado os preços para cima, a medida que a demanda por produtos aumenta.
O que é "sell in May and go away"?
Venda em maio e vá embora:
É um ditado conhecido no mundo financeiro.
Esse ditado foi criado pelo péssimo desempenho histórico de maio a outubro, período de verão no hemisfério-norte onde se encontram a maioria dos investidores.
Onde se encontra o resultado oposto no período de seis meses de novembro a abril que corresponde ao inverno no hemisfério-norte. Se um investidor seguir essa estratégia, ele irá realizar o lucro de sua carteira em maio (ou pelo menos no final da primavera do hemisfério-norte) e investir novamente em novembro (ou meados do outono do hemisfério-norte).
Alguns investidores acham essa estratégia interessante diminuindo o risco e aumentando o retorno, até porque contra fatos não existem argumentos e o fato está mais do que comprovado.
Permanecer no mercado de ações ao longo do ano não é tão lucrativo quanto usar essa estratégia, a medida que o verão chega no hemisfério-norte, os baixos volumes de negociação e a falta de participantes no mercado (presumivelmente nas férias) podem tornar o mercado um pouco mais arriscado nesse período.
O que é "Volatility"?
Volatilidade:
A volatilidade é um instrumento de medida podendo gerar estatística da dispersão dos retornos de um determinado ativo ou índice de mercado.
Quanto maior a volatilidade, maior o risco e retorno. A volatilidade é frequentemente medida como o desvio padrão ou variância entre os retornos desse mesmo ativo ou índice de mercado.
Nos mercados de títulos, a volatilidade costuma estar associada a grandes oscilações em qualquer direção. Por exemplo, quando o mercado de ações sobe e desce mais de um por cento durante um período relativamente curto de tempo, é chamado de mercado "volátil".
A volatilidade de um ativo é um fator chave na precificação de contratos de opções. Uma boa diversificação de carteira leva em consideração volatilidade entre os ativos e também a relação/correlação entre os mesmos.
O que é "Dow Jones Industrial Average"?
Dow Jones Industrial Average:
Também conhecido como Dow 30, é um índice do mercado de ações que rastreia 30 grandes empresas públicas de primeira linha a nível industrial que negociam na Bolsa de Valores de Nova York e na NASDAQ.
O Dow Jones leva o nome de Charles Dow, que criou o índice em 1896 junto com seu parceiro de negócios Edward Jones.
O DJIA é o segundo índice mais antigo do mercado dos EUA, o primeiro foi o Dow Jones Transportation Average. O DJIA foi projetado para servir como um representante para a saúde da economia americana em geral esse índice faz referência a indústria dos EUA.
Top 30 empresas listadas na Dow Jones em 2020:
- Microsoft
- Apple
- Visa
- JP Morgan Chase & CO
- Johnson & Johnson
- Walmart
- Procter & Gamble
- intel
- UnitedHealth
- ExxonMobil
- Home Depot
- Wall Disney
- Coca-Cola
- Verizon
- Merck & CO
- Pfizer
- Chevron
- Cisco Systems
- Boeing
- MCDonald's
- Nike
- IBM
- United Technolgies
- America Express
- 3M
- Goldman Sachs
- Caterpillar
- Wallgreens Boots Alliance
- Dow
- Travelers
O que é "Monetary Policy"?
Política monetária:
O lado da demanda da política econômica, refere-se às ações empreendidas pelo banco central de uma nação para controlar a oferta de moeda e atingir as metas macroeconômicas que promovem o crescimento econômico sustentável.
A política monetária é o processo de redigir, anunciar e implementar o plano de ações realizado pelo banco central, pelo conselho monetário e equipe econômica ou por outra autoridade monetária competente de um país que controla a quantidade de dinheiro em uma economia e os canais pelos quais o dinheiro novo é fornecido.
Sendo responsável também por controlar a inflação, depreciação da moeda, taxa de juros, liquidez e o aumento ou redução da circulação de moeda no país.
Seu principal objetivo é o controle da inflação.
O que é "Tax Planning"?
Planejamento Tributário:
É a análise de uma situação financeira ou plano para garantir que todos os elementos trabalhem juntos permitindo que você pague os impostos mais baixos possíveis.
O planejamento tributário deve ser uma parte essencial do plano financeiro de um investidor individual.
A redução da responsabilidade tributária e a maximização da capacidade de de aumentar o capital são essenciais para o sucesso.
O que é "Income Tax"?
Imposto de Renda:
Ele é um tipo de imposto que os governos impõem sobre a renda gerada por empresas e indivíduos dentro de sua jurisdição. Por lei, os contribuintes devem apresentar uma declaração de imposto de renda anualmente para determinar suas obrigações fiscais.
O imposto de renda é uma fonte de receita para os governos. Eles são usados para financiar serviços públicos, pagar obrigações governamentais e fornecer bens aos cidadãos.
Sobre os investimentos o I.R. fica da seguinte maneira:
- Investimento acima de 180 dias = alíquota de 22,5%
- De 181 a 365 dias = alíquota de 20%
- De 361 a 720 dias = alíquota de 17,5%
- Acima de 720 dias = alíquota de 15%
Esses valores são cobrados em cima do lucro dos investimentos, e só precisa pagar quando realiza o lucro, ou seja, quando vende.
Existem alguns tipos de investimentos que são isentos na cobrança do IR. Esses investimentos devem, obrigatoriamente, ser declarados, quando ultrapassam o valor facultativo de R$ 140, mas não sofrem incidência de imposto. Aplicações na caderneta de poupança, as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) são algumas delas.
- Tributação em ações
- Cryptomoedas
As moedas virtuais devem ser declaradas pelo valor de aquisição. Os rendimentos com vendas acima de 35 mil por mês segundo alíquotas progressivas, que são definidas em função do lucro.
O que é "Rebalancing"?
Rebalanceamento:
É o processo de realinhamento dos pesos de uma carteira de ativos.
O rebalanceamento envolve a compra ou venda periódica de ativos em um portfólio para manter um nível original ou desejado de alocação de ativos ou risco.
Exemplo:
Uma carteira que o objetivo seja 50% ações e 50% FII's.
Se as ações tivessem um bom desempenho durante o período, isso poderia ter aumentado a porcentagem das ações na carteira para 70%. O investidor pode então decidir vender algumas ações e comprar mais FII's para ter novamente a meta da carteira de alocação original de 50/50.
O que é "Capital Reserve"?
Reserva de Capital:
É uma conta onde podemos guardar parte do patrimônio líquido dentro do balanço patrimonial e mantém um nível de liquidez que pode ser usada para emergências, oportunidades e/ou para compensar perdas de capital.
Faz parte do excedente de capital acumulado de uma empresa/pessoa, criado a partir do lucro de capital.
Ativos com alto índice de liquidez são considerados "reserva de capital", primeiro por ter a facilidade e agilidade de converter para moedas de transações e segundo por não perder valor com o tempo como a desvalorização e inflação por exemplo.
O que é "China Securities Regulatory Commission"?
Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC):
É o órgão regulador nacional que supervisiona a indústria de valores mobiliários e futuros do país.
O CSRC é o equivalente funcional da Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA, encarregada de manter os mercados ordenados e justos.
O CSRC inclui 36 escritórios de regulamentação que cobrem diferentes regiões geográficas do país e dois escritórios de supervisão nas duas maiores bolsas de valores da China continental em Xangai e Shenzhen.
A China anunciou seus planos de criar um grupo especial de inspeção na Comissão Reguladora de Valores da China (CSRC) para "desenterrar" a corrupção.
O principal regulador de segurança cibernética da China deu a ordem para que o aplicativo "DiDi Global" fosse removido das lojas de aplicativos, logo após a empresa Didi's fazer sua estreia na NYSE na a US$ 14 a ação, avaliando a empresa em US $ 68 bilhões.
A DiDi's foi o maior IPO de uma empresa chinesa em uma bolsa americana desde a Alibaba's (BABA) em 2014.
Novas regras da CSRC podem dificultar abertura de IPO's das empresas chinesas no exterior.
O que é "Organization of Petroleum Exporting Countries (OPEC)"?
Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP):
É uma organização intergovernamental ou cartel de 13 países. Fundada em 14 de setembro de 1960 em Bagdá pelos primeiros cinco membros (Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Venezuela), desde 1965 está sediada em Viena, Áustria, embora a Áustria não seja um estado membro da OPEP.
Em 2018, os 13 países membros respondiam por cerca de 44% da produção global de petróleo e 81,5% das reservas de petróleo "comprovadas" do mundo, dando à OPEP uma grande influência nos preços globais do petróleo que eram previamente determinados pelo chamado "Sete Irmãs" agrupamento de empresas petrolíferas multinacionais.
O objetivo da organização é coordenar e unificar as políticas de petróleo de seus países membros e garantir a estabilização dos mercados de petróleo (manipulação e monopólio do mercado), a fim de garantir um abastecimento eficiente, econômico e regular de petróleo para os consumidores, uma renda estável para os produtores, e um retorno justo sobre o capital para aqueles que investem na indústria do petróleo.
A OPEP começou a definir metas de produção para seus países membros, quando as metas são reduzidas, os preços do petróleo aumentam. Isso ocorreu recentemente a partir das decisões da organização em 2008 e 2016 e 2019 de reduzir o excesso de oferta normalmente em períodos de crises econômicas.
OPEP+ foi formado no final de 2016 para ter mais controle sobre o mercado global de petróleo bruto. Aumentando os integrantes desse grupo.
- Fundadores da Opep: Arábia Saudita, kuwait, Irã, Iraque e Venezuela.
- Outros membros: Líbia, Emirados Árabes Unidos, Argélia, Nigéria, Angola, Guiné Equatorial, Gabão e Congo.
- Integrantes da Opep+: Rússia, Azerbaijão, Bahrain, Brunei, Cazaquistão, Malásia, México, Omã, Sudão do Sul, Sudão.
Árabia Saudita é o líder do cartel, Rússia faz contra peso a essa liderança com grande influência e porcentagem na produção e reservas de petróleo.
O que é "Credit Raiting"?
Classificação de Crédito:
Classificação de crédito é uma avaliação quantificada da qualidade de crédito da pessoa que recebe o crédito em termos gerais ou com relação a uma dívida ou obrigação financeira específica.
Uma classificação de crédito pode ser atribuída a qualquer entidade que busque emprestar dinheiro: pessoa física, pessoa jurídica, uma autoridade de estado ou provincia e/ou um governo soberano.
O crédito individual é avaliado por agências de crédito como Experian, Equifax, TransUnion, entre outras.
As três pricipais avaliadoras de risco são: Standard & Poor´s (S&P), Moody's e Fitch.
- Standard & Poor's: Agência de risco que faz parte do grupo McGraw-Hill, fundada em 1860 a empresa é norte-americana.
- Moody's: Companhia norte-americana fundada em 1909 que foi integrada a Moody´s Corporation com sua controladora.
- Fitch: A agência norte-americana foi fundada em 1914 em New York.
Normalmente a avaliação é disponibilizada em forma de rankig apresentada através de uma escala numérica de três dígitos/letras usando uma forma de pontuação de crédito da Fair Isaac Corporation (FICO).
Essas agências de classificação são pagas pela entidade que busca uma classificação de crédito para si mesma ou para uma de suas emissões de dívida.
O que é "Unicorn"?
Unicórnio:
É um termo usado na indústria de capital de risco para descrever e representar uma empresa iniciante de capital fechado com um valor de marca de avaliação de bilhões de dólares.
Empresas que introduzem grandes inovações no mercado são consideradas "sartups unicorns" esse nome que representa a figura mitológica é referência a um grande feito no mundo dos negócios.
O valor para poder classificar empresas com esse termo é US$ 1 bilhão antes de abrir seu capital em bolsas de valores.
O termo foi popularizado pela primeira vez pela capitalista de risco Aileen Lee em 2013, fundadora da Cowboy Ventures, um fundo de capital de risco em estágio inicial com sede em Palo Alto, Califórnia.
No artigo "WELCOME TO THE UNICORN CLUB: LEARNIG FROM BILLION-DOLLAR STARTUPS" 39 empresas recebiam o título, em janeiro de 2019 existiam 325 empresas com esse título e o número não para de crescer.
O início dessas empresas foi na década de 1990 com "GOOGLE", na década seguinte veio "FACEBOOK", empresas como Uber, Airbnb, SpaceX, Didi Chuxing e Toutiao também receberam esse título.
No Brasil temos a 99Taxi, Nubank, Pagseguro, Arco Educação, Stone e Movile entre outras.
O sistema de financiamento dessas empresas é feito de maneira diferente, normalmente investidores-anjos aportam grandes valores quando enxergam um grande potencial em uma empresa tendo participação no capital e no poder de decisões da empresa.
O que é "Carbon Credit"?
Crédito de Carbono:
É uma licença que permite a empresa emitir uma determinada quantidade de dióxido de carbono ou outros gases de efeito estufa esse crédito permite a emissão dentro de um limite de uma tonelada de dióxido de carbono.
O Crédito de Carbono faz parte do Protocolo de Quioto foi criado em 1997, mas foi em 2005 que entrou em vigor, os países se comprometeram a reduzir em 18% a emissão de carbono entre 2013 e 2020.
No Brasil foi criado um Decreto Legislativo aprovando o texto do Protocolo de Quioto em 2002.
Com o protocolo essa redução de emissões de gases do efeito estufa começaram a ter valor econômico como uma forma de incentivar as indústrias a aderirem o projeto. O Crédito de Carbono funciona com um certificado que os países, empresas e pessoas compram para poderem emitir gases poluentes.
Esse valor serve para financiar projetos que neutralizam a emissão de carbono CO², um crédito de carbono equivale a 1 tonelada de CO². Esses créditos também são negociados na bolsa de valores.
O crédito de carbono é uma parte de um programa chamado de "limite e comércio". As empresas que poluem recebem créditos que lhes permitem continuar a poluir até um certo limite. Esse limite é reduzido periodicamente.
A empresa também pode vender uma parte desses créditos que não são usados para outra empresa que precise deles.
As empresas são duplamente incentivadas a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Primeiro, eles serão multados se excederem o limite. Em segundo lugar, eles podem ganhar dinheiro economizando e revendendo algumas de suas permissões de emissão.
O acordo de Paris foi assinado em 2015 por 195 países o objetivo desse acordo é impedir o aquecimento global mantendo uma meta de 2° C até 2100 de preferência que não ultrapasse 1.5 ° C.
EUA voltou ao acordo em 2021 no governo de Donald Trump o país tinha abandonado o acordo.
O que é "Electronic Commerce (e-commerce)"?
Comércio Eletrônico:
É o comércio virtual ou venda não-presencial, esse tipo de transação comercial feita por meios eletrônicos como, computadores, tablets e smartphones é baseado em dois conceitos fundamentais o B2B e o B2C.
Um modelo de negócios que permite que empresas e indivíduos comprem e vendam produtos pela Internet.
Uma versão digital de lojas, empresas e prestadores de serviços. Quase todos os produtos e serviços imagináveis estão disponíveis por meio de transações de comércio eletrônico, incluindo livros, músicas, passagens aéreas e serviços financeiros, como investimentos em ações e serviços bancários online. Como tal, é considerada uma tecnologia muito disruptiva.
O "boom" da internet começou no ano 2000 e com ele o começo do e-commerce, agora em 2020 tivemos o "boom" do e-commerce devido a necessidade de isolamento e afastamento social.
A maioria das empresas que estavam bem posicionadas digitalmente e com uma operação rodando dentro de meios de comunicações eletrônicos viram seu faturamento disparar, já aquelas que ainda não estavam posicionadas tiveram que se adaptar rapidamente a esse cenário, muitas não conseguiram, pagando valores altos de locação de lojas física acabaram fechando as portas.
O que é "Consumer Sentiment"?
Sentimento do Consumidor:
É uma medida estatística da saúde geral da economia, conforme determinado pela opinião do consumidor. Ele leva em consideração os sentimentos das pessoas em relação a sua saúde financeira atual, à saúde da economia no curto prazo e as perspectivas de crescimento econômico de longo prazo, e é amplamente considerado um indicador econômico útil.
Quando o consumidor está satisfeito e otimista em relação ao futuro a tendência é gastar mais e economizar menos, no caso contrário onde o consumidor está insatisfeito e pessimista ele gasta menos e economiza mais.
O acompanhamento desse índice ajuda sinalizar as decisões do mercado, empresas, esse índice é formado por pessoas físicas então a decisão delas já está contabilizado nesse sentimento. Eles antecipam o rumo da economia no curto praz, tanto para melhor quanto pior seja o cenário.
No Brasil esse índice existe desde 2002, uma pesquisa feita pela FGV IBRE, essa pesquisa é feita em sete capitais.
O sentimento do consumidor emergiu como uma estatística econômica em meados do século 20 e desde então se tornou um parâmetro que influencia as políticas públicas e econômicas.
- Twitter - @xaviercapital89
- Facebook - @xaviercapital
- Instagram - @xaviergestaodecapital
- Linkedin - @xaviercapital
O que é "200-Day Simple Moving Average"?
Média móvel simples de 200 dias:
É considerada um indicador chave pelos traders e analistas de mercado para determinar as tendências gerais do mercado de longo prazo. O indicador aparece como uma linha em um gráfico e oscila para cima e para baixo junto com os movimentos de preços de longo prazo nas ações, commodities ou qualquer ativo que esteja sendo mapeado.
Na análise técnica ou gráfica é fundamental saber quais indicadores usar e como eles funcionam, eles servem para entender os movimentos de preços do mercado e tomar decisões de compra e venda de ativos.
O SMA de 200 dias serve como um suporte quando o preço está acima da média móvel, ou um nível de resistência quando o preço está abaixo dela.
O SMA de 200 dias cobre cerca de 40 semanas de negociação, é usado na negociação de ações para determinar a tendência geral do mercado.
Enquanto o preço da ação permanecer acima do SMA de 200 dias no período diário, a ação é geralmente considerada em uma tendência geral de alta. Uma alternativa freqüentemente usada para o SMA de 200 dias é uma média móvel de 255 dias que representa a negociação do ano anterior.
Os principais indicadores de uma análise técnica ou gráfica são:
- Suportes e Resistências
- Linhas de Tendências
- Médias Móveis
- MACD (média móvel convergente e divergente)
- Volume Financeiro
- HiLo Activator (tendência de alta e baixa)
- IFR ou RSI (índice de força relativa)
- CMF (acumulação ou distribuição)
- GAPS (intervalo entre candles)
O que é "Retail Investor"?
Investidor de varejo:
É também conhecido como investidor individual, é um investidor não profissional que compra e vende ativos mantendo uma cesta de ativos, como ações, CFD's, fundos mútuos e fundos negociados em bolsa (ETF's).
Os investidores de varejo mudaram o cenário global de investimentos, algumas vezes se organizando e indo contra o mercado fazendo ações subirem/caírem contra tendência de mercado e levando grandes fundos a fecharem posições no prejuízo.
Um ótimo exemplo desse aglomerado de investidores estão nas plataformas eToro e Hobbin Hood.
O grande poder desses investidores se apresenta quando, os "tubarões" do mercado começam a seguir as "sardinhas".
"As empresas de Wall Street perceberam que o Goldman Sachs, Morgan Stanley e outras empresas rastreiam cada vez mais as atividades dos investidores de varejo em sites de mídia social como Reddit e Twitter para saber onde eles podem investir em seguida."
-Relatou o Wall Street Journal, na semana passada.
Os investidores de varejo executam suas negociações por meio de corretoras tradicionais ou online ou outros tipos de contas de investimento.
Os investidores de varejo compram ativos para suas próprias contas pessoais e muitas vezes negociam em quantidades drasticamente menores em comparação com os investidores institucionais. Um investidor institucional é um termo abrangente para investimentos em larga escala por carteiras profissionais e gestores de fundos que podem administrar um fundo mútuo ou fundo de pensão.
A tecnologia, facilidade de acesso aos investimentos e a democratização da informação possibilitada pela internet, mídias sociais e plataformas mudou o cenário de investimentos.
O que é "Bull Trap or Bear Trap"?
Armadilha de Touro ou Armadilha de Urso:
Os termos utilizados no mercado de ações normalmente na análise técnica, significam: uma armadilha de touro/urso, é um sinal impreciso de um movimento contra a tendência que algumas vezes quebra resistência/suporte se deslocando para fora do canal de alta/baixa mostrando uma tendência contaria aquela que estava seguindo também reconhecido pelo termo "false breakout".
Quando algum ativo tem a tendência quebrada por um movimento expressivo, mas na verdade, o ativo logo volta para sua tendência e direção anterior usamos esse termo para classificar como "armadilha".
Muitos investidores/operadores usam esse sinal para sair ou entrar em posições, cometendo um erro comum nas análises e ficando exposto a um alto risco, poque após esse movimento normalmente o valor do ativo não retorna tão cedo aquele patamar que estava sendo negociado.
Exemplo: o Bitcoin acabou de fazer esse movimento, saindo de US$ 52.897 para US$ 42.155 uma queda de -19.19% em poucas horas.
Ele deve confirmar o suporte em US$ 42.155 ou até mesmo um suporte logo abaixo em US$ 41.000 e voltar para tendência de alta.
Um ponto de análise importante nesse movimento, é que a oscilação de preço não foi devida a venda dos ativos pelo contrario, os investidores/operadores estão comprando cada vez mais!
O que é "Bull Market or Bear Market"?
Mercado do Touro ou Mercado do Urso:
- Mercado de Touro significa mercado em alta:
Um mercado em alta é um mercado financeiro em que os preços estão subindo, deixando fundos ascendentes e superando os topos anteriores quando isso acontece os fundos confirmam no suporte e os topos superam a resistência.
O termo "bull market" é usado para se referir ao mercado de ações, mas pode ser aplicado a qualquer ativo que seja negociado, como títulos, imóveis, moedas e commodities.
Como o mercado tem muita oscilação nos preços dos ativos, o termo "bull market" é normalmente reservado para períodos prolongados e consecutivos de alta nos preços. A tendência dos mercados em alta duram em média 10 anos, com base nos últimos 40 anos.
- Mercado de Urso significa mercado em baixa:
O que é "Buy the Dips"?
Compre as Quedas:
O significado desse termo, é a compra de um ativo após sua queda de preço. O novo preço mais baixo representa uma pechincha, já que a "queda" é apenas uma pontada de curto prazo, com o tempo provavelmente o valor vai aumentar.
"Buy the Dips" é uma frase comum que investidores e traders ouvem, depois que o preço de um ativo cai no curto prazo surge uma ótima oportunidade de comprar e/ou aportar mais nesse ativo levando em consideração que é apenas uma correção.
Esse conceito de quedas de compra é baseado na teoria das ondas de Elliott. Quando um investidor compra um ativo após uma queda, ele está comprando a um preço mais baixo, na análise e perspectiva de lucrar quando o mercado se recuperar e esse ativo subir de preço.
Outros executam essa estratégia com o mercado em queda um "bear market", acreditando que uma tendência de alta pode ocorrer no futuro. Eles estão comprando com o mercado em queda, para montar uma posição favorável que venha lucrar com um possível aumento de preço futuro.
Se um investidor já está comprado e compra nas quedas, está estratégia serve para alcançar um preço médio, envolve a compra adicional desse ativo mesmo com a desvalorização dele, resultando em um preço médio líquido mais baixo.
Exemplo: o mercado de Crypto ativos alcançou uma máxima de US$ 2.39 Trilhões no valor total de capitalização de mercado, em setembro de 2021, depois desse pico caiu -26.54% indo a US$ 1.75 Trilhões "Buy the Dips". Hoje temos uma alta de +10% e a capitalização total do mercado em US$ 1.93 Trilhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário