O que é "Consumer Sentiment"?
Sentimento do Consumidor:
É uma medida estatística da saúde geral da economia, conforme determinado pela opinião do consumidor. Ele leva em consideração os sentimentos das pessoas em relação a sua saúde financeira atual, à saúde da economia no curto prazo e as perspectivas de crescimento econômico de longo prazo, e é amplamente considerado um indicador econômico útil.
Quando o consumidor está satisfeito e otimista em relação ao futuro a tendência é gastar mais e economizar menos, no caso contrário onde o consumidor está insatisfeito e pessimista ele gasta menos e economiza mais.
O acompanhamento desse índice ajuda sinalizar as decisões do mercado, empresas, esse índice é formado por pessoas físicas então a decisão delas já está contabilizado nesse sentimento. Eles antecipam o rumo da economia no curto praz, tanto para melhor quanto pior seja o cenário.
No Brasil esse índice existe desde 2002, uma pesquisa feita pela FGV IBRE, essa pesquisa é feita em sete capitais.
O sentimento do consumidor emergiu como uma estatística econômica em meados do século 20 e desde então se tornou um parâmetro que influencia as políticas públicas e econômicas.