WALLETS

Conta Bancária (Reais): PIX CPF: 067.704.479-83 Lucas Sebben Xavier - Banco: Caixa Econômica Federal / Conta Bancária (Reais): PIX CNPJ: 35.495.141/0001-07 Xavier Gestão de Capital LTDA - Banco - C6 S.A. / Bitcoin wallet: bc1quxf7ewpwry7w5lg2upfxgahus5f5yrt2uu7d34

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

O QUE É "URANIUM"?

 O que é "Uranium"?

Urânio:

A descoberta de urânio em 1789 no mineral pechblenda é creditada a Martin Heinrich Klaproth, que nomeou o novo elemento em homenagem ao planeta Urano.

As utilizações do urânio exploram suas propriedades nucleares únicas.

Eugène-Melchior Péligot foi a primeira pessoa a isolar o metal e suas propriedades radioativas foram descobertas em 1896 por Henri Becquerel.

A partir de 1934, levaram a utilização como combustível na indústria de energia nuclear e em Little Boy, a primeira arma nuclear usada na guerra.

Uma corrida armamentista que se seguiu durante a Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética produziu dezenas de milhares de armas nucleares que usavam urânio metálico e plutônio-239 derivado de urânio.

A segurança dessas armas são monitoradas de perto. Desde de 2000, o plutônio obtido pelo desmantelamento de bombas da época da Guerra Fria é usado como combustível para reatores nucleares.

O desenvolvimento e a implantação desses reatores nucleares continuam em uma base global, pois são poderosas fontes de energia livre de CO2.

  • Urânio-233:

    É um isótopo físsil, pode ser produzido a partir de tório natural e é estudado para uso industrial futuro em tecnologia nuclear.

    Têm uma seção transversal de fissão muito maior para nêutrons lentos. Em concentração suficiente, esses isótopos mantêm uma reação nuclear em cadeia sustentada. Isso gera o calor em reatores de energia nuclear e produz o material físsil para armas nucleares.

  • Urânio-235:

    É o único isótopo físsil natural, tornando amplamente utilizado em usinas nucleares e armas nucleares.

    No entanto, devido as pequenas quantidades encontradas na natureza, o urânio precisa ser enriquecido para ter urânio-235 suficiente.

  • Urânio-238:

    É fissionável por nêutrons rápidos e é fértil, o que significa que pode ser transmutado em plutônio-239 físsil em um reator nuclear. 

    Urânio-238 tem uma pequena probabilidade de fissão espontânea ou mesmo fissão induzida com nêutrons rápidos.

    O urânio empobrecido (238U) é usado em penetradores de energia cinética e blindagem

O urânio tem o maior peso atômico dos elementos de ocorrência primordial. A sua densidade é cerca de 70% superior a do chumbo e ligeiramente inferior a do ouro ou do tungsténio.

Ocorre naturalmente em baixas concentrações no solo, rocha e água, e é extraído comercialmente de minerais contendo urânio, como a uraninita.

A produção mundial de U3O8 (yellowcake) em 2013 foi de 70.015 toneladas, das quais 22.451 t (32%) foram extraídas no Cazaquistão.

Outros importantes países mineradores de urânio são Canadá (9.331 t), Austrália (6.350 t), Níger (4.518 t), Namíbia (4.323 t) e Rússia (3.135 t).

O minério de urânio é extraído de várias maneiras: por mina a céu aberto, subterrânea, lixiviação "in-situ" e mineração de poço.

O urânio de grau comercial pode ser produzido através da redução de haletos de urânio com metais alcalinos ou alcalino-terrosos. O metal de urânio também pode ser preparado por eletrólise de KUF5 ou UF4, dissolvido em cloreto de cálcio fundido (CaCl2) e solução de cloreto de sódio (NaCl).

Urânio muito puro é produzido através da decomposição térmica de haletos de urânio em um filamento quente.

"Quem acompanha esse blog sabe que eu acredito que a tese de investimento em urânio é a que apresenta a melhor relação risco x retorno na atualidade. Na verdade, o call é surpreendentemente óbvio e um dos melhores que já vi na minha vida como gestor. Os acontecimentos dos últimos dias reforçam ainda mais uma excelente história."

-Marcelo Lopez - Managing Partner at L2 Capital Partners

Saiba mais sobre "A Tese do Urânio", matéria do blog - L2 Capital partners:


Watch the signs, go with the flow and take the money!

Nenhum comentário:

Postar um comentário