WALLETS

Conta Bancária (Reais): PIX CPF: 067.704.479-83 Lucas Sebben Xavier - Banco: Caixa Econômica Federal / Conta Bancária (Reais): PIX CNPJ: 35.495.141/0001-07 Xavier Gestão de Capital LTDA - Banco - C6 S.A. / Bitcoin wallet: bc1quxf7ewpwry7w5lg2upfxgahus5f5yrt2uu7d34

terça-feira, 12 de julho de 2022

- COMEÇANDO A SEMANA 04/07/2022

  04/07/2022


Começando a semana:

ECONOMIA GLOBAL - 

Motivos da inflação mundial:

Começamos com a análise de ciclos econômico e de mercado onde passamos uma década sem inflação, com taxas de juros baixas, expansão monetária e crescimento econômico e de mercado. Chegando ao fim desse ciclo, alguns sinais de exaustão e reversão da tendência apareceram no fim de 2019.

Esses sinais foram ignorados... em seguida presenciamos a pandemia do COVID-19, o colapso de produção em um mundo globalizado onde todas as cadeias de suprimentos estão conectadas.

Interrompendo a cadeia de produção e abastecimento em vários lugares ao mesmo tempo, teve um impacto na oferta e demanda de todos os setores do mercado.

Todos os bancos mundiais ignoraram a chegada da inflação, ela começaria sem nenhum dos próximos fatores apenas pelo ciclo de mercado. Como fazia muito tempo que a economia global crescia estável e sem risco a memória curta e o
período confortável acabaram deixando todos cegos para uma nova realidade, começaram a imprimir papel moeda em uma escala jamais vista antes e alimentaram a criação e desenvolvimento de empresas com taxas de juros muito baixas o que deixa o endividamento muito atrativo, acreditando que não teria impactos econômicos e monetários ignorando a lei de oferta e demanda, um dos princípios básicos da economia. 

"O aumento dos preços ao consumidor representa um desafio para os bancos centrais, principalmente para os países do G7 que têm uma meta de estabilidade de preços de cerca de 2%. Para atingir esse objetivo, os bancos centrais podem ajustar a política monetária para conter a demanda. Mas sufocar a demanda elevando os custos dos empréstimos poderia exacerbar o aperto sobre a renda real resultante dos preços mais altos."

Saiba mais sobre, "challenge for central banks":

O acesso a novas tecnologias inovadoras a blockchain e criptografia mudaram a maneira de enxergar e usar o "dinheiro" e o fator descentralização atraiu vários adeptos a experimentar essa nova realidade monetária, fazendo boa parte do dinheiro circular pelo mundo sem passar por governos, bancos e/ou ferramentas de transações tradicionais como SWIFT, ignorando até mesmo o controle e hegemonia do dólar, a moeda global.   

A guerra entre Rússia e Ucrânia, expôs a fragilidade da Europa relacionada ao abastecimento de energia.

O plano de ação da União Europeia, que se comprometeu a liderar a luta global contra as mudanças climáticas e a aplicar a metodologia  ambiental, social e de governança corporativa (ESG) em suas ações financeiras, deixou o continente dependente das commodities russas, e com as sanções econômicas impostas a Rússia uma crise energética sem precedente alavancou a inflação e obrigou o banco central Europeu a tomar medidas monetárias urgentes e rever seu plano de ação para executar as políticas ESG. 

"Em termos de inflação na zona do euro, a comissão disse que atingiria 6,1% em 2022, antes de cair para 2,7% em 2023. A inflação mais alta pode pressionar ainda mais o Banco Central Europeu, que deve aumentar as taxas pela primeira vez em 11 anos na próxima semana." 

Saiba mais sobre "EU to raise inflation forecasts as officials prepare for a permanent cut to Russian gas":

A guerra também impulsionou os preços das commodities, tendo a Rússia como um dos maiores produtores e exportadores de várias commodities. 

Principalmente o preço do petróleo e do gás natural foram para as máximas, e a relação com inflação está diretamente ligada a commodities usada para energia e transporte essas são a base da economia de produção e abastecimento.

Os EUA está sentindo no bolso essa relação e parece que as sanções econômicas foram um "tiro no pé" pois o efeito está sendo o contrário do que esperavam surtindo pouco efeito sobre a economia russa e muito sobre a economia norte-americana.  

"De acordo com o último relatório do Bureau of Labor Statistics, a taxa de inflação anual norte-americana de maio foi de 8.6%, seu nível mais alto desde 1981, medido pelo índice de preços ao consumidor. Outras métricas de inflação também mostraram aumentos significativos ao longo do ano passado, embora não na mesma proporção que o CPI."

Saiba mais sobre Bureau of Labor Statistics - CPI INDEX:

Segue a linha, site Bureau of Labor Statistics:https://www.bls.gov/news.release/cpi.t01.htm

O último fator dessa nossa análise é o transporte marítimo, o colapso começou em 2020 com a pandemia, e chegou a atingir 200% a mais no custo e também os prazos de transporte e incertezas sobre a garantia da demanda ser equalizada com a oferta. 

Teve um reflexo direto na cadeia produtiva aumentando os preços de insumos e produtos, e até mesmo causando escassez em algumas linhas de produção como aquelas que dependem de condutores eletrônicos.

O fator da China ainda se manter em alerta e com uma política rigorosa com COVID19, fechando muitas vezes seus portos, deixa muitos navios e containers parados no mar da Ásia sem poder seguir o fluxo de transporte e causando impacto em todos os outros continentes.

Watch the signs, go with the flow and take the money!

Nenhum comentário:

Postar um comentário