20/06/2022
Começando a semana:
ECONOMIA GLOBAL -
Banco Central norte-americano FED anuncia alta de 0.75% na taxa:
O Federal Reserve dos EUA elevou as taxas em 0.75%, o maior aumento desde 1994. O banco central dos EUA também sinalizou sua intenção de continuar subindo as taxas este ano para conter a inflação, já que os aumentos de preços continuaram a surpreender o Federal Open Markets Committee (FOMC).
Todos os 18 funcionários participantes agora esperam que as taxas sejam aumentadas para pelo menos 3% este ano, acima de apenas 1.87% em março.
"O Comitê está fortemente comprometido em retornar a inflação ao seu objetivo de 2%."
-Em comunicado, o FOMC reiterou.
Saiba mais sobre Federal Open Market Committee (FOMC):
Matéria do nosso blog, 09/05/2021. Segue a linha: https://xaviercapital.blogspot.com/2022/05/o-que-e-federal-open-market-committee.html
Políticas monetárias devem manter altas taxas de juros para conter a inflação. Com uma política fiscal mais agressiva, correm contra o tempo, diminuindo a demanda e começando uma crise de capital para tentar achar os trilhos novamente.
Mercados dos EUA em alta com anúncio de aumento de taxa, e FED com postura mais "Hawkish".
Essa alta do mercado foi momentânea, o aperto monetário deixa o caixa futuro das empresas mais reduzido aumentando os juros sobre dívida futura.
As empresas mais afetadas são as de tecnologia, pois seu preço é calculado em valor futuro, a onda dos Unicórnios e do dinheiro fácil dentro do setor de tecnologia chegou ao fim.
Empresas que não geram lucro, ou até mesmo nunca apresentaram lucro na suas receitas, vão sofrer com essa recessão e algumas vão sair do mercado.
O que estava mantendo elas vivas eram o empréstimos com juros baixos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário