O que é "Metaverse"?
Metaverso:
É uma parte da Internet que cria e acessa a realidade virtual compartilhada. O Metaverso são mundos virtuais com realidade aumentada, o termo surgiu no início dos anos 1990 e passou a ser criticado como um método de construção de relações públicas baseado na tecnologia existente. Embora adotado por algumas empresas de tecnologia como Facebook, Tecent, Bytedance, Microsoft e outras, existem preocupações sobre o impacto nas sociedades modernas quando as interações pessoa a pessoa podem ser anônimas e sobre o vício o que já vemos em redes sociais pode ficar ainda mais grave com acesso a realidades virtuais aumentadas.
É difícil de explicar o que realmente é o Metaverso, ele não existe necessariamente. É um sonho para o futuro da Internet e uma maneira de colocar algumas tendências atuais em infraestrutura online, incluindo o crescimento de mundos 3D em tempo real.
Neal Stephenson cunhou o termo “metaverso” em seu romance de 1992, Snow Crash, onde se referia a um mundo virtual 3D habitado por avatares de pessoas reais.
“O Metaverso é uma rede expansiva de mundos 3D renderizados em tempo real e persistentes e simulações que suportam a continuidade de identidade, objetos, história, pagamentos e direitos e podem ser experimentados de forma síncrona por um número efetivamente ilimitado de usuários, cada um com um indivíduo senso de presença. ”
-Matthew Ball, autor do extenso Metaverse Primer.
“O metaverso é um conjunto de espaços virtuais onde você pode criar e explorar com outras pessoas que não estão no mesmo espaço físico que você.”
Algumas característica dessa nova tecnologia:
- Conjuntos de recursos que se sobrepõem a serviços da web mais antigos ou atividades do mundo real
- Computação gráfica 3D em tempo real e avatares personalizados.
- Uma variedade de interações sociais pessoa a pessoa que são menos competitivas e orientadas a objetivos do que jogos estereotipados.
- Suporte para usuários que criam seus próprios itens e ambientes virtuais.
- Links com sistemas econômicos externos para que as pessoas possam lucrar com bens virtuais.
- Projetos que parecem adequados para fones de ouvido de realidade aumentada e virtual, mesmo que geralmente suportem também outro hardware.